Recém integrada ao mercado brasileiro, a Temu iniciou suas vendas no país e já está disponível online. Com grandes ofertas para os consumidores, a gigante chinesa faz parte do grupo Pinduoduo e promete fazer sucesso no Brasil.
A empresa já realizou sua inscrição no programa do Remessa Conforme. A iniciativa da Receita Federal oferece uma série de vantagens para as empresas que fazem parte do programa.
Com ela, é possível realizar, por enquanto, a importação de produtos que custam até US$ 50 sem precisar pagar impostos pela chegada do produto no Brasil. Como a regra ainda não foi modificada, a isenção continua.
No entanto, vale lembrar que os produtos continuam sendo cobrados em 17% de ICMS. Esse imposto representa a taxa que deve ser paga pela circulação da mercadoria no Brasil e não é isento para os compradores.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a chegada da nova empresa deverá impactar a venda de outros e-commerces como a Shopee e Shein. Com uma atuação já expressiva no mercado brasileiro, as empresas aguardam para saber os desdobramentos da chegada da Temu.
Entenda como funciona a Temu e seu diferencial:
- A empresa de e-commerce se destaca pela grande diversidade de produtos;
- No total, ela é responsável pela comercialização de 30 diferentes categorias;
- Outro diferencial está na capacidade da empresa de se conectar diretamente os fabricantes chineses;
- Dessa forma, ela consegue garantir menores preços para os consumidores já que os produtos são adquiridos a custo de fábrica;
- Além disso, por já fazer do Remessa Conforme a empresa também garante a isenção na importação de compras até US$ 50;
- Outro benefício é a maior agilidade na chegada dos produtos;
- A empresa também apresentará concorrência para gigantes brasileiras como o Mercado Livre e a Magazine Luiza, por exemplo.
Conheça outros detalhes sobre os projetos para taxação de compras internacionais neste link.