Reajuste do FGTS foi CONFIRMADO e os trabalhadores já podem consultar o novo valor

Na última quarta-feira (12) os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) aprovaram a correção das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Com isso, o valor disponível no Fundo de Garantia dos trabalhadores tende a aumentar. 

correção fgts
Reajuste do FGTS foi CONFIRMADO e os trabalhadores já podem consultar o novo valor
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O reajuste do FGTS vai valer a partir da decisão tomada pelo STF, ou seja, a partir de junho de 2024. Isso significa que não será possível receber nenhuma indenização pelo período em que o saldo das contas ficaram abaixo do novo índice adotado. 

Quanto os trabalhadores vão receber com o reajuste do FGTS?

A partir da decisão tomada pelo STF, as contas do FGTS serão reajustadas pelo IPCA quando, no mês, o valor da inflação for maior do que o da correção atual do fundo. Hoje, essa correção é feita pela TR (Taxa Referencial) que hoje está em 0,0365% ao mês, mais juros de 3% ao ano. 

Na prática, a mudança dá ao trabalhador a garantia de que ele terá algum tipo de ganho com a correção e reajuste do Fundo de Garantia. Já que como a TR fica próxima a zero, dificilmente as contas tinham algum tipo de mudança. 

 

Imagem: g1

Como consultar o saldo do FGTS online?

Para acompanhar a evolução do seu saldo do FGTS, e todos os reajustes que podem acontecer a partir desta nova decisão, o trabalhador deve verificar as informações pelo aplicativo. 

É possível verificar o depósito mensal feito pela empresa, que passou a ser todo dia 20. 

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile