Na última quarta-feira (12) os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) aprovaram a correção das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Com isso, o valor disponível no Fundo de Garantia dos trabalhadores tende a aumentar.
O reajuste do FGTS vai valer a partir da decisão tomada pelo STF, ou seja, a partir de junho de 2024. Isso significa que não será possível receber nenhuma indenização pelo período em que o saldo das contas ficaram abaixo do novo índice adotado.
Quanto os trabalhadores vão receber com o reajuste do FGTS?
A partir da decisão tomada pelo STF, as contas do FGTS serão reajustadas pelo IPCA quando, no mês, o valor da inflação for maior do que o da correção atual do fundo. Hoje, essa correção é feita pela TR (Taxa Referencial) que hoje está em 0,0365% ao mês, mais juros de 3% ao ano.
Na prática, a mudança dá ao trabalhador a garantia de que ele terá algum tipo de ganho com a correção e reajuste do Fundo de Garantia. Já que como a TR fica próxima a zero, dificilmente as contas tinham algum tipo de mudança.
Como consultar o saldo do FGTS online?
Para acompanhar a evolução do seu saldo do FGTS, e todos os reajustes que podem acontecer a partir desta nova decisão, o trabalhador deve verificar as informações pelo aplicativo.
É possível verificar o depósito mensal feito pela empresa, que passou a ser todo dia 20.
- Acesse o App do FGTS e faça login;
- Clique em “Meu FGTS”;
- Escolha o contrato de trabalho que deseja consultar, e selecione “Mais”;
- Tenha acesso ao extrato com os valores depositados.