Medida do INSS facilita pagamento do auxílio-doença

Pensando em facilitar o acesso dos brasileiros ao auxílio-doença de uma forma rápida e prática, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou um novo sistema. Saiba como solicitar o benefício. 

Medida do INSS facilita pagamento do auxílio-doença
Imagem: FDR

O auxílio-doença é um benefício do INSS concedido quando o trabalhador recebe licença médica superior a 15 dias. Até o 15º dia de afastamento do funcionário do ambiente de trabalho, o salário do empregado é responsabilidade do empregador. 

Após o período, o pagamento é função do INSS. Enquanto estiver comprovado por perícia médica, o beneficiário tem o direito de continuar de licença e receber o salário.

Nova medida para receber o auxílio-doença? 

Para agilizar o processo de perícia médica e a liberação do benefício, o INSS desenvolveu o aplicativo Atestmed

Em abril deste ano, o  Governo Federal passou a aceitar a perícia pelo aplicativo para os pedidos de auxílio-doença em abril deste ano. O benefício é concedido mediante avaliação do atestado médico, sem precisar que o trabalhador saia de casa para passar pelo exame médico em uma unidade do INSS.

O valor pode chegar até R$ 2.200,00 e é determinado a partir do salário de contribuição do segurado e equivale a 91% do salário, que é calculado como a média dos últimos 12 salários de contribuição.

Segundo a especialista Laura Alvarenga, a principal diferença entre o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez é que a última se trata de um benefício permanente e a longo prazo, enquanto o auxílio é um benefício temporário. A lista de doenças que estão incluídas para receber o auxílio já foi disponibilizada.

Como solicitar o auxílio-doença?

Para solicitar o auxílio, é necessário acessar o site ou aplicativo Meu INSS e selecionar a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”. Confira o passo a passo: 

  • Entre no Meu INSS e faça login pelo Gov.br;
  • Clique em “Novo requerimento”;
  • Digite “Benefício por Incapacidade Temporária”;
  • Preencha os campos necessários;
  • Siga as orientações do próprio sistema;
  • Em “Dados Adicionais”, informe os dados do documento médico: data de emissão e se possui o início do repouso;
  • Junte os documentos necessários: documento de identidade e atestado médico;
  • Escolha uma agência mais próxima para recebimento;
  • Conclua o pedido.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).