A econômica do governo federal anunciou que estuda mudanças nos benefícios do INSS. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já informou que vai apresentar uma proposta ao presidente Lula. Os benefícios trabalhistas também devem ser afetados.
Com um alto orçamento federal a equipe econômica do governo federal tem sido pressionada para reduzir gastos. Algumas informações extraoficiais dão conta de que os benefícios do INSS serão afetados nessa redução. Caso realmente aconteça, essa mudança não deve afetar todos os segurados.
A proposta ainda será apresentada ao presidente Lula, mas já preocupa os brasileiros que temem pela redução de benefícios e auxílios.
Mudanças nos benefícios do INSS
- O piso salarial nacional é usado hoje para o reajuste dos benefícios previdenciários e trabalhistas.
- Isso significa que o valor mínimo pago é de R$ 1.412, tanto para os benefícios permanentes, quanto para os temporários.
- Desde o ano passado o salário mínimo tem sido reajustado considerando um gasto real para a população. Atualmente são considerados o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação.
- No entanto, esse sistema tem pressionado as despesas da Previdência.
Desvinculação das aposentadorias do salário mínimo
- A desvinculação das aposentadorias do piso nacional é um tema muito delicado, que provavelmente seria embargado pelo Supremo Tribunal Federal.
- Então, a possibilidade seria desvincular os benefícios temporários, como o auxílio-doença, o auxílio-reclusão e o auxílio por acidente de trabalho.
- Os cidadãos que recebem esses benefícios ainda teriam um ganho real, mas o reajuste passaria a ser diferente.
- Essa proposta faz parte do pacote de medidas orçamentárias elaboradas pelo governo para fechamento do Orçamento da União de 2025.
- Para reduzir os gastos alguns cortes devem ser propostos pela equipe econômica, mas o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda não deu grandes detalhes.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o salário mínimo de 2025 já foi definido e deve ser pago a diversos idosos.