Entenda o que significa o novo aviso do IRPF para contribuintes neste 2º lote de pagamento

A Receita Federal começou a pagar as restituições do Imposto de Renda, mas muitos contribuintes têm enfrentado confusões ao receber avisos sobre o status de suas declarações. 

Entenda o que significa o novo aviso do IRPF para contribuintes neste
2º lote de pagamento. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A restituição é destinada a pessoas que tiveram valores retidos ou que pagaram impostos a mais no ano anterior. Para esclarecer o significado dessas mensagens, confira os detalhes a seguir.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a restituição do Imposto de Renda, confira.

Status: “Processada em Fila de Restituição”

Se você recebeu uma mensagem informando que sua restituição do Imposto de Renda está sendo “Processada em Fila de Restituição”, não se preocupe. Isso indica que a Receita Federal já analisou sua declaração e confirmou que você tem direito à restituição. No entanto, o valor ainda não foi depositado em sua conta bancária.

Como verificar o status da declaração de Imposto de Renda 2024?

  • Acesse o Portal de Serviços do Contribuinte da Receita Federal.
  • Clique em “Meu Imposto de Renda”.
  • Entre com sua conta gov.br.
  • Ao abrir a página, o status da sua declaração aparecerá ao lado de “IRPF 2024”.

Calendário da restituição

A restituição do Imposto de Renda é realizada em cinco lotes ao longo do ano. O primeiro lote foi depositado no dia 31 de maio. O segundo lote está programado para começar a ser pago no dia 28 de junho. Esse cronograma é organizado para facilitar o processamento e a liberação dos valores de forma ordenada para os contribuintes que têm direito. Confira abaixo o calendário de pagamento dos próximos lotes:

  • Segundo lote: 28 de junho;
  • Terceiro lote: 31 de julho;
  • Quarto lote: 30 de agosto;
  • Quinto lote: 30 de setembro.

Saiba mais detalhes sobre a restituição no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.