Responsável por atender mais de 20 milhões de famílias em todo o país, o programa do Bolsa Família realiza mensalmente um pagamento mínimo de R$ 600 para os seus beneficiários. Neste mês de junho, o Ministério do Desenvolvimento Social anunciou que realizará esse pagamento de forma antecipada para um grupo específico.
Tradicionalmente, o calendário do Bolsa Família prevê a liberação dos recursos nos últimos dez dias úteis do mês. Além disso, a divisão de pagamentos é realizada de acordo com o Número de Inscrição Social (NIS) que é recebido durante a inscrição no CadÚnico.
No entanto, algumas famílias não precisarão esperar a data para ter acesso aos recursos. Isso porque o Governo Federal determinou a liberação unificada do pagamento para os moradores do Rio Grande do Sul que foram afetados pelas enchentes no último mês.
De acordo com a esepecialista do FDR, Laura Alvarenga, a medida permitirá que esse grupo tenha acesso ao pagamento já no primeiro dia de liberações. Em junho, ele será no dia 17 do mês. O dinheiro será liberado por meio do aplicativo da poupança do Caixa Tem que está disponível para download neste link.
Já para as demais famílias, o calendário foi mantido e dividido de acordo com o número do NIS.
Confira o calendário oficial de pagamentos em junho do Bolsa Família:
- Final do NIS 1: 17 de junho;
- Final do NIS 2: 18 de junho;
- Final do NIS 3: 19 de junho;
- Final do NIS 4: 20 de junho;
- Final do NIS 5: 21 de junho;
- Final do NIS 6: 24 de junho;
- Final do NIS 7: 25 de junho;
- Final do NIS 8: 26 de junho;
- Final do NIS 9: 27 de junho;
- Final do NIS 0: 28 de junho.
Veja outros detalhes sobre o pagamento de junho do Bolsa Família neste link.