Responsável por atender milhões de aposentados e pensionistas em todo o país, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realiza mensalmente um pagamento para esses grupos. Neste mês de junho, os segurados poderão contar com um importante aumento no valor do benefício.
A medida acontece após a liberação da antecipação do pagamento do 13º salário. Previsto para ser realizado apenas no segundo semestre, o pagamento já foi liberado pelo INSS e está disponível para milhões de aposentados e pensionistas.
Como a liberação do benefício é realizada de forma conjunta com o pagamento principal, os segurados poderão ver um valor maior depositado em suas contas nos próximos dias. Os recursos são liberados nas contas bancárias escolhidas pelos segurados para receber os benefícios.
Assim como acontece com o pagamento regular, o calendário foi divido com base no número final do benefício de cada segurado. Além disso, os que tem direito a um salário mínimo são priorizados e receberão primeiro.
O valor mínimo pago pelo 13º salário foi mantido em R$ 1.412. No entanto, como o pagamento foi dividido em duas parcelas, alguns segurados receberão apenas metade em cada pagamento. Vale lembrar que esse é o valor mínimo. Mas, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o total que será pago pode ser maior dependendo do valor do benefício do segurado.
Veja as datas de pagamentos do 13º do INSS:
- Final 1 e 6 – pagamentos em 3 de junho e 3 de julho;
- Final 2 e 7 – pagamentos em 4 de junho e 4 de julho;
- Final 3 e 8 – pagamentos em 5 de junho e 5 de julho;
- Final 4 e 9 – pagamentos em 6 de junho e 6 de julho;
- Final 5 e 0 – pagamentos em 7 de junho e 7 de julho.
Confira outras informações sobre os pagamentos do INSS neste link.