Presidente do Banco Central anunciou uma nova forma de realizar PIX que vai facilitar a vida dos brasileiros. O BC tem trabalhado em parceria com a Google Store e Apple Store para a criação da nova função.
Na última terça-feira, 11, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou comentou sobre a nova funcionalidade do PIX. De acordo com ele essa funcionalidade deve fazer com que mais pessoas utilizem o sistema como forma de pagamento.
O Pix atualmente representa 30% das transações virtuais feitas no país, mas com a novidade esse percentual pode aumentar.
PIX por aproximação
- As compras com cartão de crédito por aproximação acabam facilitando a vida dos consumidores e comerciantes, pois, a aprovação é bem mais rápida.
- Agora essa função também deve estar disponível para os cidadãos que usam o PIX como forma de pagamento.
- Inclusive, segundo o presidente do Banco Central, a falta desse recurso acaba fazendo com que as pessoas prefiram usar cartão de crédito.
- Campos Neto afirmou que o BC tem trabalhado com as lojas de aplicativo para desenvolver um sistema que atenda à população.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, a função de pagamento por aproximação acabou gerando prejuízos para muitos consumidores.
Novas funções do PIX
- Roberto Campos ainda afirmou que o Banco Central tem trabalhado para oferecer novas funções dentro do sistema, o Pix Agendado e o Pix Automático.
- A intenção do Banco Central é fazer com que aquelas contas que são pagas todos os meses já fiquem programadas, facilitando a vida do cidadão.
- O PIX acabou sendo um sucesso maior do que o imaginado, segundo o próprio presidente do BC.
- O banco esperava que a forma de pagamento atingisse um platô em pouco tempo, mas na verdade o número de transações feitas por cada pessoa tem aumentado, mostrando a grande adesão ao PIX.