Tarifa Social garante NOVOS benefícios aos inscritos no CadÚnico

O programa Tarifa Social concede descontos de até 65% no valor da conta de energia elétrica, mas pode isentar alguns consumidores. Para ser beneficiado é preciso atender a alguns requisitos, sendo o mais importante a inscrição no CadÚnico (Cadastro Único). 

tarifa social
Tarifa Social garante NOVOS benefícios aos inscritos no CadÚnico
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O programa Tarifa Social foi criado pensando nas famílias mais pobres. Por meio dele é possível economizar na cobrança da conta de energia elétrica, pagando menos todos os meses. Apenas os inscritos no CadÚnico é que possuem esse direito garantido por lei. 

Quais os descontos para quem está na Tarifa Social?

Os descontos pela Tarifa Social podem chegar a 65%, o mínimo oferecido é de 10%. As porcentagens variam de acordo com o consumo mensal da família, sendo que aqueles que possuem maior consumo terão menos desconto

Para se beneficiar é preciso estar no Cadastro Único e ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Ou, de até 3 salários mínimos se um dos moradores do imóvel for pessoa com deficiência que dependa de aparelho que demanda consumo de energia. 

Os descontos oferecidos são de:

Público em geral:

Parcela de consumo mensal de energia elétrica 

Desconto 

Tarifa para aplicação da redução 

de 0 a 30 kWh 

65% 

B1 subclasse baixa renda 

de 31 kWh a 100 kWh 

40% 

de 101 kWh a 220 kWh 

10% 

a partir de 221 kWh 

0% 

Indígenas e quilombolas

Parcela do consumo mensal de energia elétrica 

Desconto 

Tarifa para a aplicação da redução 

de 0 a 50 KWh 

100% 

B1 subclasse baixa renda 

de 51 kWh a 100 kWh 

40% 

de 101 kWh a 220 kWh 

10% 

a partir de 221 kWh 

0% 

Eu ensino como se inscrever no programa por esta matéria

Novidades no Tarifa Social

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) debaterão a criação de um programa de geração de energia para beneficiários da Tarifa Social

É que existe um projeto de lei que propõe a criação do Programa Renda Básica Energética (Rebe), que será direcionado para famílias beneficiárias da Tarifa Social por meio de créditos de energia. 

A proposta do Rebe é de que sejam construídas centrais de microgeração e de minigeração distribuída de energia elétrica renovável, preferencialmente de energia solar.

A instalação das centrais será feita de preferência em áreas rurais, suspensas sobre a superfície de reservatórios de água ou no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com