Algumas famílias receberam a quitação total das parcelas do Minha Casa, Minha Vida. Isso significa que não precisarão pagar mais nada pela compra do imóvel, e que praticamente ganharam a propriedade de forma gratuita.
As famílias da faixa 1 que possuem renda de no máximo R$ 2.600 por mês podem pagar parcelas do Minha Casa, Minha Vida a partir de R$ 80 por mês. Elas ainda recebem subsídios do governo federal, ou seja, uma parte do valor do imóvel é pago pelo poder público.
Parcelas do Minha Casa, Minha Vida quitadas pelo governo
Para conseguir quitar as parcelas do Minha Casa, Minha Vida os compradores precisam pagar a mensalidade corretamente. Quem conseguir juntar um dinheiro pode amortizar a dívida, quitando um número de parcelas de uma única vez.
No entanto, em 2023 uma portaria publicada pelo Ministério das Cidades autorizou que houvesse a quitação total das parcelas do programa a partir de outubro daquele ano. Ou seja, todas as cobranças a partir daquele período poderiam ser ignoradas.
São beneficiados com a decisão do governo:
- Inscritos no Bolsa Família;
- Quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
As parcelas anteriores a outubro de 2023 precisam ser pagas normalmente.
Como pedir a isenção do financiamento do Minha Casa, Minha Vida?
Com a decisão tomada pelo governo milhares de pessoas que preenchem aos requisitos buscaram ajuda para conseguir a isenção do financiamento no Minha Casa, Minha Vida.
No entanto, segundo informações do Ministério da Cidade as regras sobre a quitação integral das parcelas de compra da casa própria dizem que:
- O comprador não precisa solicitar a isenção no banco;
- Ao cruzar informações entre a base do Cadastro Único e a Caixa Econômica, a isenção das parcelas é aplicada de forma automática.