Imposto de Renda 2024: veja como consultar sua posição no segundo lote de restituição

O pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2024 será feito neste mês de junho. Os depósitos devem continuar sendo feitos pela ordem de prioridade, que agora tem mais um grupo. A expectativa é de que a Receita abra a consulta em poucos dias, veja como conferir em que posição você está.

Imposto de Renda 2024: veja como consultar sua posição no segundo lote de restituição  (Imagem: FDR)

Esse é o segundo mês em que a Receita Federal faz pagamentos da Restituição do Imposto de Renda 2024. No primeiro mais de 5 milhões de pessoas receberam os depósitos. Agora a expectativa para o segundo é grande, afinal ele terá correção de valores.

Na última semana alguns contribuintes usaram as redes sociais para reclamarem de atrasos nos pagamentos da restituição. A situação já está resolvida e todos receberam os valores.

Reajuste na restituição 2024

Os contribuintes inseridos no segundo lote receberão valores corrigidos, isso acontece porque o pagamento os cidadãos tiveram que esperar pelo pagamento. É uma espécie de compensação pela espera.

Isso porque o primeiro lote foi pago logo após o encerramento do prazo de entrega da restituição. Esses contribuintes, no caso, não tiveram direito a correção de valores. Agora quem receber a partir do segundo lote terá, pelo menos 1,00% pela Taxa Selic.

Se você não estava no primeiro lote, pode acabar sendo interessante ter esperado pelo segundo ou demais.

Quando será pago o 2º lote da restituição 2024?

A Receita vai depositar o segundo lote será no dia 28 de junho e deve ter um valor maior do que aquele recebido no primeiro. A expectativa é de que a consulta esteja disponível no dia 21 de junho.

É na hora de consultar que o contribuinte descobre se está naquele lote ou terá que esperar um pouco mais.

Vale lembrar que os depósitos são feitos seguindo uma ordem de prioridade, que nesse ano teve uma alteração, ficando da seguinte forma:

  • Contribuintes Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Contribuintes Idosos com idade igual/superior a 60 anos, Deficientes e Portadores de Moléstia Grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes do Rio Grande do Sul
  • Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por PIX;
  • Demais Contribuintes.

Essa mudança aconteceu para ajudar os moradores do Rio Grande do Sul. O estado enfrentou fortes chuvas e enchentes que fizeram com que muita gente perdesse tudo.

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, realizou um levantamento que descobriu as últimas medidas de ajuda anunciadas pelo governo para essa população.

Lotes da restituição do Imposto de Renda 2024

Confira abaixo os lotes divulgados pela Receita Federal para este ano:

  • 1º – 31/05/2024
  • 2º – 28/06/2024
  • 3º – 31/07/2024
  • 4º – 30/08/2024
  • 5º – 30/09/2024

Entre os dias 31 de outubro de 2024 e 28 de fevereiro de 2025 serão pagos os lotes residuais. Eles são destinados aos contribuintes que caíram na malha fina e conseguiram corrigir as irregularidades da declaração.

Imposto de Renda 2024: veja como consultar sua posição no segundo lote de restituição  (Imagem: FDR)

Consulta aos lotes da restituição do Imposto de Renda 2024

A Receita orienta que os contribuintes acessem apenas o site oficial da Receita Federal para fazerem a consulta. Depois de fazer o login, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

É importante lembrar que a consulta é aberta sempre uma semana antes da data prevista para o pagamento, ou seja, neste mês ela poderá ser feita a partir de 21 de junho.

O que fazer se a restituição não cair na data prevista?

Os depósitos são feitos nas contas bancárias ou através das chaves PIX informadas durante a declaração. Inclusive, usar a chave PIX para receber coloca o contribuinte na fila de prioridade.

Caso o crédito não seja feito dentro da data prevista, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. 

Nessa situação o contribuinte deve solicitar o resgate pelo site oficial do Banco do Brasil, ou pela Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Após o prazo de um ano o contribuinte terá que solicitar o resgate do valor pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Se você não entregou a declaração dentro do prazo, clique aqui e veja o que fazer.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.