FGTS pode ter mudanças nesta semana aumentando a renda do trabalhador

Nesta quarta-feira (12), uma importante decisão tomada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) pode mudar a vida de milhões de brasileiros. É que os ministros vão analisar, julgar e decidir sobre a possibilidade de revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

fgts
FGTS pode ter mudanças nesta semana aumentando a renda do trabalhador
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A revisão do FGTS já está sendo julgada desde o ano passado pelo STF. Tanto que já foram dados três votos a favor da mudança proposta pela ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) nº 5.090. Agora, os ministros retomam a análise sobre o caso e podem haver outros rumos. 

O que pode mudar nas contas do FGTS?

A ADI nº 5.090 foi movida pelo partido Solidariedade em 2014. O que ela propõe são mudanças na rentabilidade das contas do FGTS. Desde 1999 as contas rendem pela TR (Taxa Referencial) somada a juros de 3% ao ano. 

A justificativa do partido é que com essa taxa há perdas para a população, já que a rentabilidade das contas não alcança sequer a inflação. 

Em suma, a nova proposta que será julgada pelo STF é que:

O STF ainda deve julgar quando os novos índices inflacionários devem valer, e se os trabalhadores têm direito a revisão do FGTS. Quer dizer, se podem pedir um tipo de indenização pelo período que tiveram perda pela falta de reajuste.

Como a mudança vai afetar as contas do FGTS?

Caso o STF aprove a substituição da TR na rentabilidade das contas do FGTS, o que especialistas acreditam que vai acontecer, os trabalhadores serão automaticamente afetados. 

Isso porque, a alteração vai:

Além da mudança na rentabilidade, outra alteração no FGTS está prester a acontecer, eu falo mais sobre ela nesta matéria

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile