FGTS bloqueado! CAIXA dá explicação para quem perdeu acesso ao seu saldo

Na última semana dezenas de trabalhadores se queixaram nas redes sociais de que estavam com o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) bloqueado. Diante da situação e da polêmica em volta dela, a Caixa Econômica explicou o motivo do bloqueio repentino. 

fgts
FGTS bloqueado! CAIXA dá explicação para quem perdeu acesso ao seu saldo
(Foto: FDR)

A Caixa Econômica é o banco responsável por administrar todas as contas do FGTSDiante dos relatos de que as contas do Fundo de Garantia apareciam como bloqueadas, a instituição resolveu dar uma explicação sobre. De acordo com o banco tudo está sendo normalizado.

Por que a conta do FGTS ficou bloqueada? 

A Caixa Econômica admitiu o erro e informou que na verdade as contas do FGTS não estão bloqueadas permanentemente. O que houve foi uma falha no sistema devido ao uso da plataforma FGTS Digital que ocasionou nesta situação. 

Em função da alteração da data de vencimento de recolhimento do FGTS, a Caixa está atualizando rotinas no processamento do fundo para se adequar ao novo modelo. A ação não gera impacto financeiro aos trabalhadores nem tampouco necessidade de comparecimento em agências do banco. A normalização das contas já foi iniciada“, diz o banco em nota.

A nota foi emitida em 7 de junho, última sexta-feira, e a previsão era de normalização em até 6 dias úteis. 

Como verificar se a conta do FGTS está bloqueada?

O trabalhador pode consultar se a conta do FGTS está bloqueada, basta acessar o aplicativo. Segundo relatos, a mensagem de bloqueio vinha na conta do emprego atual, ou seja, de onde há depósito todo mês. 

  • Acesse o App do FGTS e faça login;
  • Clique na opção “Meu FGTS”;
  • Agora, escolha o contrato de trabalho desejado e clique em “Mais”;
  • Se houver o bloqueio haverá a informação e um cadeado. 

Uma das opções de resgate do Fundo de Garantia é o saque-aniversário, verique quando ficará disponível nesta matéria escrita por mim. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com