Embora não seja feriado nacional e nem mesmo ponto facultativo, geralmente muitas pessoas se preparam para comemorar o Dia dos Namorados. Os casais se presenteiam movimentando o comércio. E para quem está com pouca grana é possível surpreender sem gastar muito.
Nos países europeus e nos Estados Unidos, a comemoração pelo relacionamento acontece em 14 de fevereiro e é chamada de Valentine Day’s. No Brasil o Dia dos Namorados permite comemorações mais íntimas, ou mais grandiosas, tudo vai depender do poder aquisitivo.
Como economizar no Dia dos Namorados?
De acordo com o especialista em finanças pessoais, João Victorino, os casais costumam se animar com o Dia dos Namorados. Vale até mesmo uma lembrancinha, só para não deixar a data passar em branco.
João explica que a empolgação é comum, mas é necessário ter cautela. “Geralmente, além de comprar um presente para a pessoa amada, muitos casais costumam sair para jantar ou fazer algo juntos ao longo do dia. Inclusive, alguns se programam para uma curta viagem (…) é importante ter cuidado com a quantidade de gastos para uma única data, que pode sair do controle”, ressalta.
As dicas do especialista compartilhadas com o FDR incluem:
- Escolha entre passear, sair para jantar ou presentear a pessoa amada;
- Faça um combinado do casal, por exemplo, estipulando o quanto cada um pode gastar;
- Procure por produtos promocionais;
- Faça pesquisa de preços antes de fechar a compra.
O que comprar no Dia dos Namorados?
O Dia dos Namorados é uma data especial, mas é importante lembrar que ela é passageira. Há outras ocasiões tão importantes, como: dia do aniversário, aniversário de namoro ou casamento, e outros.
Para que essa continue sendo uma comemoração, mas sem gastar tanto, vale a pena presentear com:
- Um jantar romântico, feito em casa;
- Um produto feito por artesão que costuma ser mais barato;
- Chocolates.