Governo suspende prova de vida para aposentados em situação específica; confira as regras

Desde o final do mês de abril, os moradores do Rio Grande do Sul estão sofrendo com forte chuva, alagamentos e enchentes. Atualmente, mais de 30 mil pessoas estão desabrigadas no estado. Pensando em auxiliar os gaúchos, o Governo Federal suspendeu a atualização cadastral destinada à comprovação de vida dos beneficiários para este público.

Governo suspende prova de vida para aposentados em situação específica; confira as regras
Imagem: FDR

A prova de vida é obrigatória para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e deve ser realizada anualmente para garantir a manutenção dos benefícios pagos pelo órgão. O procedimento revela que o beneficiário ainda está vivo e tem o direito a continuar recebendo o benefício. 

A suspensão temporária vai até o dia 31 de outubro. Porém, o novo prazo não será aplicado para pessoas que estavam com o pagamento do benefício suspenso em 1 de maio de 2024.

Prova de vida adiada?

Critérios da Prova de Vida

Segundo a especialista Lila Cunha, o objetivo maior do Governo Federal é evitar fraudes, já que ao comprovar se aquela pessoa continua viva, o Estado tem certeza de que o valor não está sendo recebido por terceiros. 

Após polemicas sobre o tema em 2023, agora, não é mais o segurado quem precisa se preocupar em ir até a agência comprovar que está vivo, mas o INSS quem deve buscar essa informação

Porém, quem quiser fazer a prova de vida por conta própria, e assim evitar que haja bloqueio no seu pagamento caso não seja encontrado por nenhuma atividade, pode usar o aplicativo Gov.br. Para fazer o procedimento, é necessário ter carteira de motorista (CNH) ou biometria cadastrada no TSE. 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile