Empréstimo consignado para o trabalhador CLT: conheça a nova plataforma financeira

Está sendo criado um novo tipo de empréstimo consignado voltado para atender, principalmente, os trabalhadores CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). São pessoas que sentem mais dificuldade em conseguir esse tipo de crédito no mercado. 

empréstimo consignado
Empréstimo consignado para o trabalhador CLT: conheça a nova plataforma financeira
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O governo federal tem avançado o projeto de impulsionar o crédito consignado para trabalhadores do setor privado. Hoje, esta modalidade é contratada principalmente por aposentados, pensionistas e funcionários públicos. 

Isso porque, a contratação de consignado por trabalhador da rede privada só acontece quando há um tipo de convênio entre o empregador e determinado banco. 

Como vai funcionar o empréstimo consignado para trabalhador CLT?

Já aprovada pelo Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), a ideia é usar a conta do Fundo de Garantia como forma de pagamento do empréstimo consignado

O governo acredita que essa seria uma maneira de tornar o crédito mais barato e mais vantajoso para os bancos. Pelo menos 80 instituições financeiras já demonstraram interesse em participar, segundo apuração do g1.

Funcionaria assim:

  • O trabalhador vai solicitar o empréstimo consignado no App FGTS digital;
  • O banco vai apresentar a proposta de crédito, com as suas taxas de juros;
  • O trabalhador vai escolher onde contratar o empréstimo;
  • O pagamento será feito com desconto na conta do FGTS, podendo comprometer o depósito de 8% do salário feito todos os meses. 

Em qual plataforma pedir o empréstimo consignado?

A ideia é que o trabalhador CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), o contratado do MEI (Micro Empreendedor Individual) e os trabalhadores domésticos, possam acessar o empréstimo consignado por:

  • App FGTS Digital, que estará vinculado a Carteira de Trabalho Digital;
  • Uma aba no aplicativo vai permitir que o trabalhador simule a contratação do crédito, informando o valor desejado e o prazo de pagamento;
  • Em 24 horas os bancos responderão com a sua proposta;
  • O trabalhador vai conseguir escolher o banco mais atraente. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com