Bolsa Família penaliza quem mora sozinho? Confira se você precisa cancelar o cadastro no CadÚnico

Criado para atender as famílias de baixa renda, o programa do Bolsa Família é responsável por realizar de forma mensal um pagamento mínimo de R$ 600 para mais de 20 milhões de famílias brasileiras. Relançada em 2023, a iniciativa conta com regras específicas para os beneficiários que moram sozinhos.

Bolsa Família penaliza quem mora sozinho? Confira se você precisa cancelar o cadastro no CadÚnico. (Imagem: FDR)

Chamadas de famílias unipessoais, as famílias que são compostas por apenas uma pessoa estão sujeitas a regras especiais de cadastro. Isso porque, desde a realização do Censo, o Governo Federal passou a limitar a inclusão desse tipo de família no programa.

Agora, os municípios precisam obedecer uma cota máxima para a inscrição que foi determinada pelo Censo. No entanto, caso o cidadão já esteja inscrito, ele não será cortado da iniciativa. Porém, será preciso passar por uma avaliação cadastral periódica.

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, esse processo é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social com o objetivo de identificar se o grupo familiar é realmente composto por apenas uma pessoa. Para tal, alguns técnicos do órgão realizam uma visita familiar para investigar a veracidade da informação.

Entenda como funciona o Bolsa Família:

Confira mais informações sobre o programa do Bolsa Família neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile