Pelo menos 5% das declarações do Imposto de Renda 2024 vão cair na malha fina, segundo estimativa da Receita Federal. Procedimento pode atrasar o recebimento da restituição. Por isso e importante fazer a consulta o quanto antes e descobrir se caiu nela.
A malha fina é um procedimento adotado pela Receita Federal para uma análise mais minuciosa. Ela acontece quando algum problema é encontrado na declaração. A previsão da Receita é de que entre 5% e 7% das declarações do Imposto de Renda 2024 caiam na malha.
Tanto a conferência quanto a correção dos problemas são de total responsabilidade do próprio contribuinte.
Como funciona a malha fina?
- O procedimento causa muito medo entre os contribuintes, mas é simples. Na verdade, a Receita adota essa ação quando alguma inconsistência é encontrada.
- Isso porque quando você entrega a sua declaração os dados são confirmados enviados pelo próprio contribuinte e confirmados com os dados recebidos de outras entidades.
- Se, por exemplo, uma pessoa envia uma informação de despesa médica, mas a empresa não confirma esse dado, a declaração pode ir para a malha fina.
- A omissão de rendimentos também é um dos motivos que podem fazer a declaração cair na malha.
A especialista do FDR, Laura Alvarenga, apurou que neste ano a malha fina foi reforçada pela Receita Federal, por isso fique de olho.
Como descobrir se cai na malha fina?
- Acesse o site de consulta da Restituição do IR;
- Informe o número do seu CPF e a data de nascimento
- Selecione o exercício 2024;
- Clique na captcha “Sou humano”;
- Depois, em consultar e em “Pendências da Malha”;
- Pronto, você poderá conferir se caiu ou não na malha fiscal e até o motivo de ter caído no procedimento.
Para a consulta não é necessário ter conta Gov.br de nível ouro ou prata.
Quem não entregou a declaração dentro do prazo, que se encerrou no último dia 31 de maio, deve seguir estes passos para evitar grandes multas.