Desde o final do mês de abril, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social estão recebendo um aumento no valor dos seus salários. Porém, neste mês, os idosos se surpreenderam ao receber o benefício com desconto.
O valor extra no salário dos idosos é referente ao pagamento do benefício do 13º salário, que começou a ser pago no final de abril e foi dividido em duas parcelas. O extra representa um alívio financeiro no orçamento de diversos brasileiros, porém, alguns idosos podem sofrer com um corte na quantia da segunda parcela.
Isso acontece porque alguns dos beneficiários receberão a aposentadoria e o valor da segunda parcela do 13º com um corte por causa do pagamento do Imposto de Renda.
Cortes no pagamento do 13º salário dos idosos
O benefício extra é liberado, normalmente, para os brasileiros no segundo semestre. Porém, nos últimos anos, o Governo Federal vem antecipando o pagamento para estimular a economia do país. Os aposentados e pensionistas são os primeiros a receber o extra.
-
Os pagamentos foram divididos em duas parcelas;
-
A ordem foi dividida entre aposentados que recebem até um salário mínimo e aposentados que recebem mais de um salário mínimo;
-
A primeira foi liberada a partir de 24 de abril;
-
Ela correspondeu a 50% do valor total do bônus;
-
A segunda parcela foi disponibilizada desde 24 de maio;
-
Os idosos que recebem mais de um salário mínimo começam a receber o extra a partir da última segunda-feira (3);
-
O valor pode sofrer alterações por causa do pagamento do Imposto de Renda.
Como consultar o valor da segunda parcela do 13º?
-
Acesse o Meu INSS e faça login pelo Gov.br;
-
Procure por “extratos”;
-
Escolha “Extrato de pagamentos”;
-
Filtre a busca pelo mês de maio e ano de 2024;
-
Tenha acesso ao extrato.
Pagamento do 13º salário
Segundo a especialista Lila Cunha, o pagamento é liberado de acordo com o dígito que antecede o hífen no número da aposentadoria do INSS. A cada dia, um número diferente é contemplado. O benefício foi disponibilizado desde o dia 24 de maio. Veja o calendário completo.