O que muda com a revisão do FGTS? Descubra os impactos na sua conta

No próximo dia 12 de junho os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) vão se reunir para votar a possibilidade de revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). É possível que a medida seja favorável aos trabalhadores a ponto de aumentar o valor em suas contas. 

fgts
O que muda com a revisão do FGTS? Descubra os impactos na sua conta
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A revisão do FGTS foi proposta pela ADI 5.090 (Ação Direta de Inconstitucionalidade). Por meio dela, há o pedido de que haja a troca dos índices usados para rentabilidade anual das contas do Fundo de Garantia. Sugerindo que as condições atuais trazem perdas para o trabalhador.

O que é a revisão do FGTS?

A proposta em discussão no STF é para que hajam mudanças na rentabilidade das contas do FGTS. Funciona assim:

  • Como é hoje: Taxa Referencial (0,08% atualmente) + 3% ao ano;
  • Como a ADI propõe: uso de um dos índices inflacionários, INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) ou IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Especial).

O ministro Luiz Barroso, relator do processo no STF, faz outra proposta. Para ele, as contas deveriam usar a taxa de rendimento da poupança (6,17% ao ano atualmente) + a TR para atualização. 

Enquanto isso, a AGU (Advocacia Geral da União) que representa o governo nesta ação, defende que o índice de rentabilidade permaneça o mesmo. Mas, incluindo a distribuição dos lucros de forma obrigatória no cálculo para garantir atualização de, no mínimo, a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

O que muda na conta do FGTS?

Tudo vai depender do julgamento do STF, mas de uma forma geral os ministros podem aprovar as seguintes mudanças para as contas do FGTS:

  • Troca do índice de rentabiliade, aumentando os valores disponíveis nas contas;
  • Possibilidade de pedir a revisão do FGTS, recebendo uma espécie de indenização pelo período em que as contas não foram corrigidas pelo novo índice a ser adotado. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com