Lista de brasileiros podem pedir aposentadoria do INSS antes dos 65 anos; veja quem são

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece a possibilidade de aposentadoria antecipada para alguns trabalhadores brasileiros através da aposentadoria especial.  

Lista de brasileiros podem pedir aposentadoria do INSS antes dos
65 anos; veja quem são. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

 

Este benefício é destinado a profissionais que atuam em condições que prejudicam a saúde ou a integridade física, permitindo que se aposentem antes dos 65 anos. A seguir, explicamos quem pode se beneficiar dessa medida e quais são os critérios exigidos.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a aposentadoria especial, confira.

Aposentadoria especial

A aposentadoria especial pode ser concedida a trabalhadores que entraram no mercado após a reforma da Previdência de 2019 e acumularam 15, 20 ou 25 anos de contribuição, dependendo da idade mínima de 55, 58 ou 60 anos.

Para aqueles que já estavam no mercado antes da reforma, existe uma regra de transição baseada em pontos, exigindo 66, 76 ou 86 pontos, dependendo do nível de exposição a atividades prejudiciais à saúde, calculado pela soma da idade e do tempo de contribuição ao INSS.

Para garantir a aposentadoria especial, o trabalhador deve exercer alguma atividade que tenha risco à saúde, como, por exemplo, atividades expostas ao sistema elétrico de alta voltagem ou exploração mineral em locais subterrâneos. Veja a seguir quem são os profissionais que podem se aposentar mais cedo.

Confira mais detalhes sobre a aposentadoria especial no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Trabalhos que garantem a aposentadoria especial

Confira as atividades que podem levar os trabalhadores a aposentadoria especial:

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile