Aposentados e pensionistas do INSS foram contemplados com saque extra neste mês de maio. Nos próximos dias quem recebe acima do piso salarial poderá sacar também. Ao todo mais de 33 milhões de pessoas recebem valores maiores.
Desde o dia 24 de maio o INSS vem fazendo o pagamento de aposentadorias, pensões e auxílios. Até então apenas quem recebe até um salário mínimo pode sacar. Até para essas pessoas o valor foi reajustado neste mês. Com isso mais de 33 milhões de segurados recebem depósitos maiores.
Outra informação importante anunciada recentemente pelo Instituto foi a mudança no calendário de pagamentos.
Novos valores das aposentadorias e pensões do INSS
- O aumento é válido apenas para este mês de maio, o que significa que os depósitos referentes ao mês de junho terão o valor normal do benefício.
- Segundo o INSS, 33,6 milhões de pessoas recebem esse aumento, que é referente à segunda parcela do 13º salário.
- Têm direito ao abono: aposentados, pessoas que recebem auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
- No caso das seguradas que estão recebendo o salário-maternidade o pagamento será feito na última parcela do benefício.
- Isso significa que, provavelmente, essas pessoas não receberão neste mês de maio.
- Já os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) não têm direito ao abono salarial.
Antecipação dos pagamentos no Rio Grande do Sul
- No primeiro dia do calendário de pagamentos de maio foi liberado o saque para os gaúchos.
- Com isso eles não precisam esperar pela data prevista no calendário do INSS.
- Essa antecipação é válida para quem recebe o piso salarial, R$ 1.412 e para aqueles que recebem acima desse valor.
- Outra ação anunciada pelo INSS foi a suspensão da perícia médica pelo período de 60 dias, contados a partir do dia 22 de maio.
- Tanto a antecipação quando a suspensão da perícia é aplicada apenas ao estado do Rio Grande do Sul como ação para ajudar as famílias afetadas pelas chuvas e enchentes.
No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, ensina a fazer a revisão e pedir o aumento do benefício:
Uma nova fase de pagamentos do INSS vai começar em breve e a especialista do FDR, Lila Cunha, te explica melhor quem vai ter direito aos depósitos e quando serão feitos.