Quem recebe auxílio doença pode perder emprego? Veja as regras para não ser surpreendido

SãO PAULO (SP) — Disponível para os trabalhadores brasileiros que contribuem regularmente com a Previdência Social, o auxílio doença, que passou a ser chamado recentemente de auxílio por incapacidade permanente, é pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para garantir a manutenção do benefício é preciso que o segurado siga algumas regras.

Quem recebe auxílio doença pode perder emprego? Veja as regras para não ser surpreendido. (Imagem: FDR)

Atualmente, o benefício só é concedido para os trabalhadores que comprovam que não possuem mais condições de exercer a atividade que costumavam desempenhar. Esse impedimento deverá ser causado por uma condição de saúde que precisará ser comprovada durante uma perícia médica.

Caso tenha o benefício liberado, o segurado passará a receber mensalmente um pagamento por sua aposentadoria. No entanto, em alguns casos, o valor que é liberado pelo INSS não é visto como suficiente para manter a qualidade de vida do cidadão. 

Por isso, é comum que o segurado busque outras alternativas para complementar a renda. Em alguns casos, o cidadão poderá buscar por novas oportunidades de emprego formal para tentar garantir um pagamento mensal.

Saiba se é possível trabalhar recebendo o auxílio doença:

Confira outros detalhes sobre a liberação do auxílio doença neste link.

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile