Microempreendedor é CONVOCADO pelo governo; confira agora para não pagar multa

Um comunicado enviado nesta semana pela Receita Federal colocou em alerta diversos microempreendedores individuais em todo país. O aviso informou sobre a necessidade de entrega da declaração anual do MEI que terá o seu prazo para envio encerrado nesta sexta-feira (31).

Microempreendedor é CONVOCADO pelo governo; confira agora para não pagar multa. (Imagem: FDR)

Chamada de Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI), a declaração deve ser enviada anualmente com os detalhes do faturamento do microempreendedor no ano anterior. Ou seja, em 2024 o MEI precisará prestar contas sobre quanto recebeu em 2023.

O documento é essencial pois ajuda a Receita Federal a saber se o microempreendedor pode seguir enquadrado na categoria. Isso porque, para ser MEI, o empreendedor deve ter um faturamento anual de no máximo R$ 81 mil. O envio regular da declaração também permite que o MEI não precise pagar multas pelo atraso.

Caso envie o documento após o prazo, que será encerrado nesta sexta-feira (31), o microempreendedor precisará pagar uma multa de no mínimo R$ 50. Esse valor ainda poderá ser aumentado dependendo do tempo que o MEI leve até realizar o envio de fato do documento.

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o contribuinte precisará arcar com uma multa de 2% por mês de atraso e que será limitada a 20% sobre o valor total dos tributos declarados. Essa multa é emitida de forma automática após a transmissão da declaração.

Saiba como enviar a declaração do MEI e evitar o pagamento de multas:

Confira outros detalhes sobre as obrigações do MEI neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile