Declarar o Imposto de Renda pode facilitar na compra da casa própria; confira novidade

Realizar o envio do Imposto de Renda é obrigatório para milhões de contribuintes em todo o país. A prestação de contas com o Fisco evita que o cidadão possa ter impedimentos em seu CPF. No entanto, o que poucos contribuintes sabem é que o envio desse documento também pode trazer vantagens.

Declarar o Imposto de Renda pode facilitar na compra da casa própria; confira novidade. (Imagem: FDR)

Isso porque a declaração pode auxiliar na compra da casa própria em alguns casos. Ao enviar o Imposto de Renda o cidadão especifica qual o seu rendimento anual. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a informação auxilia os bancos a saberem a capacidade de pagamento do cidadão.

Tradicionalmente, os bancos solicitam que o cidadão comprove a sua renda. Esse processo pode ser realizado pela apresentação de contracheques ou informes de rendimento, por exemplo. No entanto, uma alternativa simplificada é o extrato da declaração do Imposto de Renda.

No documento devem estar reunidas todas as informações financeiras do contribuinte, incluindo pagamentos tributáveis, valor do décimo terceiro salário e até mesmo outros bens e imóveis que o cidadão tenha em seu nome. Com as informações, as instituições financeiras podem oferecer melhores opções de financiamento imobiliário.

A opção é interessante especialmente para os microempreendedores. Para o grupo, o Imposto de Renda pode se tornar a forma de declaração formal da capacidade de pagamento para uma operação de crédito.

Saiba como declarar o Imposto de Renda:

Confira outras informações sobre o Imposto de Renda neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile