Realizar o envio do Imposto de Renda é obrigatório para milhões de contribuintes em todo o país. A prestação de contas com o Fisco evita que o cidadão possa ter impedimentos em seu CPF. No entanto, o que poucos contribuintes sabem é que o envio desse documento também pode trazer vantagens.
Isso porque a declaração pode auxiliar na compra da casa própria em alguns casos. Ao enviar o Imposto de Renda o cidadão especifica qual o seu rendimento anual. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a informação auxilia os bancos a saberem a capacidade de pagamento do cidadão.
Tradicionalmente, os bancos solicitam que o cidadão comprove a sua renda. Esse processo pode ser realizado pela apresentação de contracheques ou informes de rendimento, por exemplo. No entanto, uma alternativa simplificada é o extrato da declaração do Imposto de Renda.
No documento devem estar reunidas todas as informações financeiras do contribuinte, incluindo pagamentos tributáveis, valor do décimo terceiro salário e até mesmo outros bens e imóveis que o cidadão tenha em seu nome. Com as informações, as instituições financeiras podem oferecer melhores opções de financiamento imobiliário.
A opção é interessante especialmente para os microempreendedores. Para o grupo, o Imposto de Renda pode se tornar a forma de declaração formal da capacidade de pagamento para uma operação de crédito.
Saiba como declarar o Imposto de Renda:
- A declaração do Imposto de Renda de 2024 pode ser preenchida de diversas formas;
- Uma das opções é o aplicativo da Receita Federal que está disponível neste link;
- O contribuinte também pode preencher o documento utilizado um programa da Receita Federal que pode ser baixado gratuitamente;
- Nele, será preciso apresentar as informações pessoais como nome completo, CPF e data de nascimento, por exemplo;
- Além disso, o cidadão deverá preencher os dados referentes aos rendimentos recebidos ao longo do ano;
- O prazo para o envio da declaração será finalizado nesta sexta-feira (31).
Confira outras informações sobre o Imposto de Renda neste link.