Prestes a ser encerrado, o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda será finalizado nesta sexta-feira (31). Até lá, contribuintes que receberam mais de R$ 30.639,90 em rendimentos tributáveis terão a oportunidade de acertar as contas com o Fisco. Assim como no ano passado, é possível utilizar a declaração pré-preenchida para facilitar o processo.
O modelo está disponível para os cidaddãos que possuem uma conta Gov.Br de nível ouro ou prata. Confira nesta matéria como aumentar o nível da conta caso preciso. Para usar a facilidade é preciso marcar essa opção ao iniciar o processo de envio de declaração.
O modelo utiliza as informações sobre o rendimento recebido pelos contribuintes e que já foram computadas pela Receita Federal. No entanto, a Receita Federal não se responsabiliza por eventuais erros na declaração pré-preenchida. Isso porque alguns rendimentos podem estar diferentes da realidade.
Veja como corrigir os erros da declaração pré-preenchida:
- Para evitar cair na malha fina ou ter problemas com a Receita Federal, o cidadão deverá conferir todos os dados disponibilizados no modelo pré-preenchido;
- Para tal, será preciso ter em mãos os informes de rendimentos obtidos ao longo do ano;
- Para quem tem emprego formal o documento é disponibilizado pela empresa onde o cidadão está empregado;
- Já para aposentados ou pensionistas do INSS, o documento é liberado pelo órgão;
- De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o documento irá reunir todas as informações necessárias para declaração;
- Caso encontre diferenças, o cidadão deverá realizar a correção de forma automática se guiando pelo informe;
- Somente após a atualização é que ele deverá efetivar o envio da declaração;
- O processo deve ser realizado para evitar inconsistências na declaração por conta da divergência de dados.
Aprenda como declarar o Imposto de Renda em 2024:
Confira outras informações sobre o processo de envio da declaração do Imposto de Renda neste link.