Uma boa notícia para os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): o benefício receberá um aumento no próximo depósito. Isso acontece porque o Governo Federal disponibilizará a segunda parcela do 13º salário para os beneficiários e o valor extra deverá auxiliar financeiramente os idosos. Veja como receber.
Popularmente conhecido como 14º salário, a segunda parcela do abono já começou a ser disponibilizada para idosos que recebem até um salário mínimo (atualmente R$ 1.412).
Segundo a especialista Laura Alvarenga, o 13º salário do INSS é tradicionalmente pago no segundo semestre do ano. Porém, o Governo Federal tem antecipado as parcelas para fomentar a economia nos últimos anos. A antecipação busca injetar mais recursos na economia e dar suporte financeiro aos beneficiários.
Aumento no depósito dos aposentados
-
Geralmente, o pagamento do bônus do 13º é liberado para os brasileiros no segundo semestre. Porém, após anúncio do Governo Federal, os aposentados do INSS são os primeiros a receber o abono. A medida do antecipamento nos últimos anos tem o objetivo de estimular a economia do país;
-
A ordem de pagamento foi dividida entre aposentados que recebem até um salário mínimo e aposentados que recebem mais de um salário mínimo;
-
Serão beneficiados, ao total, 33,7 milhões de aposentados, com um repasse de R$ 67 bilhões;
-
O pagamento da segunda parcela já foi disponibilizado desde 24 de maio para aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo;
-
Para quem recebe mais de um salário mínimo, o abono anual será pago a partir de 03 de junho;
-
O valor pode sofrer alterações para aposentados que são obrigados a declarar o Imposto de Renda, por causa do desconto para a contribuição.
Quem recebe o aumento no salário do INSS?
Terão direito ao depósito extra do INSS que, em 2024, os beneficiários que recebem:
-
Auxílio por incapacidade temporária;
-
Auxílio-acidente;
-
Aposentadoria;
-
Pensão por morte;
-
Auxílio-reclusão.
Porém, cerca de 6 milhões de brasileiros não serão contemplados com o pagamento adiantando já que eles recebem um auxílio financeiro pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou ainda não atingiram o tempo mínimo para receber o valor.
O calendário de pagamentos já foi anunciado pelo Governo Federal.