VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Programa ajuda brasileiros a reduzirem o valor da conta de água através de descontos de até 50%. Empresa concessionária espera atingir 1,5 milhão de consumidores beneficiados pela Tarifa Social. As inscrições vão até o mês de junho, veja como reduzir o valor pago.

É possível pagar mais barato na conta de água através de um programa de uma das concessionárias de abastecimento do país. Com a Tarifa Social é possível reduzir em até 50% o valor pago pelo consumo. Mas, atenção, o programa é válido apenas para quem atende aos requisitos.
O desconto é aplicado à fatura como um todo, o que inclui o consumo de água e também a tarifa de esgoto.
Desconto na conta de água
- Atualmente 789,4 mil famílias já estão cadastradas agora a concessionária abriu inscrições para atingir a marca de 1,5 milhão de consumidores beneficiados.
- Para aproveitar os descontos é necessário estar cadastrado no CadÚnico e com os dados atualizado.
- Inclusive, a desatualização de dados pode fazer com que 288 mil famílias percam o benefício em breve.
- Também é necessário ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e morar em imóvel residencial.
- O desconto é calculado a partir do consumo mensal de cada família, quanto menor for o consumo, maior o desconto. Sendo o limite de até 20 m³ (20 mil litros).
- A Tarifa Social de Água atualmente atende aos 637 municípios mineiros onde a Copasa realiza a concessão.
Como reduzir o valor da conta ade água?
- Primeiro é necessário procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para fazer a inscrição ou atualizar os dados.
- Com o documento, Folha Resumo, em mãos, CPF, comprovante de residência e a conta atual do imóvel, entre em contato com a Copasa para fazer o cadastro.
- As atualizações e cadastro também podem ser feitas pelo WhatsApp (31) 99770 7000 e WebChat no site da Copasa..
- Ou ainda na agência de atendimento mais próxima. As agências móveis, que promovem o atendimento itinerante dos serviços da Copasa, também estão espalhadas por todo o Estado e realizarão plantões sociais para a inclusão de clientes no cadastro.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é possível conseguir até 65% de desconto na conta de luz.