O primeiro pagamento da restituição do IRPF 2024 (Imposto de Renda Pessoa Física) será feito na sexta-feira (31). De acordo com a Receita Federal este será o maior valor transferido em um único lote na história do imposto, com R$ 9,5 bilhões sendo pagos.
A primeira parcela da restituição do IRPF 2024 será majoritariamente de pessoas que possuem prioridade legal. Serão R$ 8,5 bilhões dedicados a atender esse grupo. Mas, mesmo sem preferência, será possível receber o benefício em conta.
Onde vai cair o valor da restituição do IRPF 2024?
Logo quando envia a declaração o próprio sistema da Receita Federal já faz as primeiras considerações e informa se o cidadão tem imposto a restituir. Em caso positivo é informada a prévia de valor da restituição do IRPF 2024.
A quantia exata será descoberta apenas com o depósito que acontece sempre no último dia útil de cada mês. O dinheiro será transferido pela Receita Federal em duas opções:
- Conta corrente que foi cadastrada no programa onde a declaração foi enviada; ou
- Na conta corrente onde a chave PIX para recebimento for o número do CPF.
Quem optou por receber via PIX vai ganhar prioridade.
Calendário de pagamentos da restituição do IRPF 2024
O calendário de pagamentos da restituição do IRPF 2024 vai de maio a setembro com o depósito sempre no último dia útil. Quem não recebeu esse mês terá que aguardar o próximo pagamento, em junho.
A boa notícia é que a partir do segundo lote a Receita Federal passa a incluir a correção pela taxa Selic, aumentando o valor que originalmente seria pago. Os valores serão transferidos nas seguintes datas:
- 1º lote de restituição – 31 de maio;
- 2º lote de restituição – 28 de junho;
- 3º lote de restituição – 31 de julho;
- 4º lote de restituição – 30 de agosto;
- 5º lote de restituição – 30 de setembro.
Eu ensino a consultar o lote de pagamento nesta matéria.