De acordo com o relato de alguns moradores do estado do Rio Grande do Sul, o acesso aos serviços oferecidas pela Caixa Econômica está dificultado. Inclusive, em relação ao saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que é um direito do trabalhador.
Segundo uma reportagem do portal Alegrete Tudo, da cidade de Alegrete (RS), os gaúchos estão enfrentando dificuldades ao buscar o atendimento da Caixa Econômica. Como, grandes filas e ainda “interações com funcionários que não demonstraram empenho em resolver sua situação”.
Saque do FGTS pela Caixa no Rio Grande do Sul
O saque do FGTS pela Caixa Econômica fica disponível em pelo menos 14 situações diferentes. Como na demissão sem justa causa, aposentadoria, por doença grave, para financiamento imobiliário, no saque-aniversário ou durante uma situação de calamidade pública.
Especialmente no último caso, os moradores de mais de 300 cidades do estado do Rio Grande do Sul foram autorizados a receber o saque-calamidade.
São liberados R$ 6.220 por trabalhador que possuir saldo na conta, e morar em cidade onde foi decretada calamidade pública. A quantia é usada para reestruturar financeiramente as famílias que foram atingidas por enchentes, alagamentos e etc.
É possível fazer esse saque de forma online, da seguinte maneira:
- Acesse o App do FGTS e faça login;
- Agora, procure por “Saque digital”;
- Escolha “Saque-calamidade”;
- Pesquise o nome do seu município;
- Confirme se atende as regras;
- Envie um comprovante de endereço;
- O valor será transferido para a sua conta bancária em até 5 dias.
O que fazer se o atendimento na Caixa for demorado?
Tanto para o saque do FGTS, como para outros tipos de serviços que necessitam de atendimento da Caixa, os clientes podem tomar algumas atitudes que melhoram a sua experiência com o banco:
- Chegue cedo ao banco, sempre no primeiro horário evitando ficar tanto tempo na fila;
- Esteja atento ao horário de atendimento da sua agência;
- Resolva a maioria dos serviços via App, internet banking ou telefone;
- Tire suas dúvidas com os funcionários que estiverem atendendo sem necessidade de senha;
- Leve todos os documentos ao banco para que seu atendimento seja concluído.
Eu ensino como desbloquear o seu cartão CAIXA poupança nesta matéria.