INSS anuncia MUDANÇAS a partir desta semana no benefício do auxílio doença

Mudança anunciada pelo INSS reduz o tempo de concessão do auxílio-doença. Benefício é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social aos trabalhadores que precisam se afastar por mais de 15 dias. A partir dele é possível solicitar a aposentadoria por invalidez. Veja o que muda.

INSS anuncia MUDANÇAS a partir desta semana no benefício do auxílio-doença 

Há algum tempo o INSS vem trabalhando para reduzir as filas de espera por aprovação de benefícios. Uma das ações é voltada ao auxílio-doença e contribui para a aprovação mais rápida. Além disso, os segurados passaram a não precisar mais ir até uma agência da Previdência.

Mudanças no benefício por incapacidade

  • O INSS realizou a implementação do Atestmed, que funciona como uma análise documental virtual.
  • Isso significa que, teoricamente, o segurado não passará por uma perícia presencial para receber o auxílio-doença. Mas, em alguns casos ele poderá ser convocado para esse atendimento presencial em uma agência.
  • Para usar o sistema o segurado precisa ter em mãos todos os documentos médicos, exames, laudos, relatórios, que podem comprovar a necessidade do afastamento.
  • Outra importante mudança é a possibilidade de solicitar o auxílio-doença pelo telefone.

Pedido de auxílio-doença sem sair de casa

Existem duas formas de fazer o pedido, a mais recente é através da Central 135, saiba mais abaixo:

Pela Central 135

  • Com uma ligação gratuita para o número 135 o segurado pode fazer o pedido, para isso deve ter o número do CPF em mãos e vai precisar confirmar algumas informações pessoais.
  • Após isso ele terá até 5 dias para acessar o sistema, aplicativo ou site Meu INSS, e fazer o envio da documentação necessária.
  • É a partir do auxílio-doença que o Benefício por Incapacidade Permanente, antiga aposentadoria por invalidez, é concedido a partir desse benefício. A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica quem pode solicitá-la.

Pelo site oficial

  • Acesse o ao site Meu INSS;
  • Selecione “Pedir Benefício por Incapacidade”, disponível na aba de serviços sem senha;
  • Informe os dados solicitados: nome completo, CPF e data de nascimento;
  • Clique em “Novo Requerimento”;
  • Selecione “Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)” e siga as instruções;
  • Leia a informação da tela e clique em “Ciente”;
  • Confira suas informações na tela e, se estiverem OK, clique em “Avançar”.
  • Uma nova tela será carregada e você deve: conferir os dados; inserir informações de contato e fazer o envio da documentação.
  • Pronto!

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.