De uma forma inédita o governo federal vai liberar uma pagamento extra do Bolsa Família dentro do calendário que já está funcionando. Serão inclusas 21,6 mil famílias em situação de pobreza e que poderão sacar seu benefício já nesta quarta-feira (29).
Este é um feito inédito porque o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), não costuma incluir novos grupos no Bolsa Família ao longo do calendário. Quando novas famílias são aceitas elas passam a receber apenas no cronograma seguinte.
Quem vai ser incluso no Bolsa Família de maio?
Serão 21.680 mil famílias recebendo o Bolsa Família ainda em maio. De acordo com informações do poder público, tratam-se de famílias que:
- São moradoras do estado do Rio Grande do Sul; e
- Moram em regiões em estado de calamidade e em situação de vulnerabilidade;
- Estão em abrigos ou foram acolhidas por outras famílias.
O MDS informou ainda que a entrada desses novos grupos só foi possível porque houve o processo de Busca Ativa, em que os funcionários de assistência social visitam as famílias para atualizar seus dados no Cadastro Único. A partir disso, elas são reconhecidas pelo governo.
Como saber se foi contemplado pelo Bolsa Família?
Para saber se conseguiu a aprovação no Bolsa Família e se vai receber a partir de R$ 600, os inscritos podem fazer a consulta online. O pagamento acontece nesta quarta-feira (29) independente do último dígito do NIS (Número de Inscrição Social) do titular.
- Pelo App Caixa Tem – na opção “Bolsa Família” ou “Extrato”;
- Pelo App do Bolsa Família – basta fazer login com o CPF;
- Ligando para a Caixa – número 111;
- Ligando para o MDS – número 121.
Outra ação do governo federal para esta região foi o adiantamento do Vale-gás, veja quem recebe nesta matéria.