Termina nesta sexta-feira (31) o prazo para que os contribuintes entreguem a declaração do IRPF 2024 (Imposto de Renda Pessoa Física). O portal foi aberto ainda em março, ou seja, foram mais de dois meses para levantar as informações e declara-las.
A Receita Federal previa a entrega de 43 milhões de declarações do IRPF 2024, cerca de 2 milhões a mais do que no ano anterior. O documento deve ser enviado até o dia 31 de maio para conseguir receber a restituição dentro de um dos lotes regulares.
Dá tempo de receber a restituição do IRPF 2024 no primeiro lote?
É muito improvável que aqueles que deixaram para enviar a declaração na última semana consigam se beneficiar com o primeiro lote de restituição do IRPF 2024. O motivo é que quanto antes o documento é enviado, mais cedo ele é incluso na fila de restituição.
Além disso, a Receita Federal já abriu a consulta ao primeiro lote, ou seja, já fechou os primeiros contemplados que receberão também nesta sexta-feira (31). São R$ 9,5 bilhões pagos sendo que R$ 8,5 bilhões vão para pessoas com prioridade legal.
Ainda assim, enviar a declaração até a sexta-feira (31) garante a entrada em pelo menos um dos próximos quatro lotes que serão pagos até setembro. O calendário completo dos pagamentos está disponível nesta matéria escrita por mim.
Como enviar a declaração do IRPF 2024 sem erros?
O envio da declaração do IRPF 2024 vai até o fim desta semana. Quem não entregar dentro do prazo vai pagar multa de 0,33% ao dia sobre o valor do imposto a pagar, até o limite de 20%, acrescido de juros de 1% mais a taxa Selic proporcional aos meses de atraso.
Para evitar erros, o contribuinte pode:
- Usar a declaração pré-preenchida, editando as informações necessárias;
- Contar com a ajuda de um contador, profissional que vai orientar sobre o preenchimento ou pode fazê-lo em seu nome;
- Enviar o documento apenas nos canais oficiais da Receita Federal;
- Comparar as suas declarações dos anos anteriores.