12 milhões de brasileiros são pegos de surpresa com pagamento de MULTA; veja regras para evitar custo extra

O prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal está se aproximando do fim, o último dia de envio é 31 de maio, e, de acordo com o Governo Federal, cerca de 12 milhões de brasileiros ainda não realizaram o envio da declaração.

12 milhões de brasileiros são pegos de surpresa com pagamento de
MULTA; veja regras para evitar custo extra. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Se essas pessoas não enviarem a declaração do Imposto de Renda a tempo, elas podem pagar uma multa. Esta multa é de 1% ao mês sobre o valor do IR, ou seja, o valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Imposto de Renda, confira.

Como evitar custo extra?

Segundo especialistas, é melhor entregar a declaração do Imposto de Renda incompleta e, após o prazo, realizar as correções necessárias antes de perder o prazo de entrega. 

Essas alterações podem ser feitas sem a necessidade de realizar o pagamento de qualquer multa, basta reenviar os dados corretos através da declaração retificadora.

Quem precisa declarar Imposto de Renda?

Alguns grupos de brasileiros precisam realizar a declaração do Imposto de Renda, são eles:

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile