12 milhões de brasileiros são pegos de surpresa com pagamento de MULTA; veja regras para evitar custo extra

O prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal está se aproximando do fim, o último dia de envio é 31 de maio, e, de acordo com o Governo Federal, cerca de 12 milhões de brasileiros ainda não realizaram o envio da declaração.

12 milhões de brasileiros são pegos de surpresa com pagamento de
MULTA; veja regras para evitar custo extra. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Se essas pessoas não enviarem a declaração do Imposto de Renda a tempo, elas podem pagar uma multa. Esta multa é de 1% ao mês sobre o valor do IR, ou seja, o valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Imposto de Renda, confira.

Como evitar custo extra?

Segundo especialistas, é melhor entregar a declaração do Imposto de Renda incompleta e, após o prazo, realizar as correções necessárias antes de perder o prazo de entrega. 

Essas alterações podem ser feitas sem a necessidade de realizar o pagamento de qualquer multa, basta reenviar os dados corretos através da declaração retificadora.

Quem precisa declarar Imposto de Renda?

Alguns grupos de brasileiros precisam realizar a declaração do Imposto de Renda, são eles:

  • Quem recebeu rendimentos de tributáveis que a soma foi superior a R$ 30.639,90;
  • Quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados que a soma foi superior a R$ 200 mil;
  • Quem realizou operações na bolsa de valores e a soma é superior a R$ 40 mil;
  • Quem teve receita bruta por atividade rural acima de R$ 153.199,50;
  • Quem teve, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 800 mil;
  • Quem passou a residir no Brasil em qualquer mês do ano anterior;
  • Quem optou pela isenção do Imposto sobre a Renda incidente sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.