Aguardada por milhões de contribuintes em todo o país, o pagamento da restituição do Imposto de Renda de 2024 começará a ser liberado pela Receita Federal nesta sexta-feira (31). A liberação dos recursos acontecerá no mesmo dia em que será encerrado o prazo para envio da declaração anual do Imposto de Renda.
O pagamento da Receita Federal irá contemplar os contribuintes que já enviaram a declaração deste ano e realizaram um pagamento maior de impostos do que era devido por sua faixa de renda. A restituição busca liberar os recursos “extras” que já foram recolhidos pelo órgão federal e estão retidos na fonte.
Neste ano, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o pagamento será liberado em cinco diferentes lotes. Para todos, a Receita Federal definiu uma ordem de prioridades da restituição. Ela contempla alguns grupos que são definidos como prioritários e, por isso, receberão os pagamentos antes dos demais.
Confira a ordem de prioridades da restituição do Imposto de Renda em 2024:
- Idosos com idade acima de 80 anos;
- Contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes que possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que residem no estado do Rio Grande do Sul e foram afetadas pelas enchentes que atingiram o local no início do mês;
- Contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.
Veja as datas de pagamento da restituição do Imposto de Renda em 2024:
- 1º lote – pagamento no dia 31 de maio de 2024;
- 2º lote – pagamento no dia 28 de junho de 2024;
- 3º lote – pagamento no dia 31 de julho de 2024;
- 4º lote – pagamento no dia 30 de agosto de 2024;
- 5º lote – pagamento no dia 30 de setembro de 2024.
Confira outros detalhes sobre a restituição do Imposto de Renda neste link.