Governo libera 2ª parcela do 13º e lista de aposentados já podem conferir valor na conta

2ª parcela do 13º salário começou a ser paga nesta segunda-feira para mais de 33 milhões de brasileiros. O valor recebido pode ser menor do que o da primeira parcela para algumas pessoas. Veja quem vai poder sacar o abono salarial neste mês de maio.

Governo libera 2ª parcela do 13º e lista de aposentados já podem conferir valor na conta (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A antecipação do abono salarial chegou para alegrar os brasileiros e movimentar a economia do país. Neste mês de maio está sendo depositada 2ª parcela do 13º salário para mais de 33 milhões de pessoas. O valor é pago junto com o benefício desse mês e segue o calendário oficial.

Apenas para os moradores do Rio Grande do Sul o pagamento está sendo feito de forma excepcional, com isso eles já podem sacar o valor nesta sexta-feira, 24.

Quem recebe a antecipação da segunda parcela do 13º salário 

O pagamento é feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social aos segurados que recebem um dos benefícios abaixo:

Vale lembrar que os beneficiários do BPC não têm direito ao abono salarial. Por outro lado, segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os segurados que recebem o BPC podem solicitar outros benefícios, saiba quais.

A segunda parcela deve ter um valor menor para muitos cidadãos. Isso acontece porque os descontos do Imposto de Renda são aplicados exatamente nela.

Pagamentos do INSS de maio

Confira abaixo as datas em que os depósitos serão feitos nesse mês de maio:

Para quem recebe até um salário mínimo:

Final do benefício  2ª PARCELA + benefício de maio
24/05
27/05
28/05
29/05
31/05
03/06
04/06
05/06
06/06
07/06

Calendário para quem recebe mais de um salário mínimo:

Final do benefício  2ª PARCELA + benefício de maio
1 E 6  03/06
2 E 7  04/06
3 E 8  05/06
4 E 9  06/06
5 E 0  07/06

Para consultar o extrato do benefício acesse o site Meu INSS.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile