Lançado em 2023 para facilitar a negociação de dívidas dos cidadãos brasileiros, o programa do Desenrola Brasil foi responsável por promover a retirada de milhões de brasileiros das dívidas. Por meio da iniciativa, que teve uma duração de 10 meses, o Governo Federal conseguiu auxiliar milhões de brasileiros.
Divulgado recentemente, o balanço do programa traz os números acumulados pela iniciativa. Durante a primeira etapa, o Desenrola Brasil promoveu a retirada de devedores de até R$ 100 das listas de proteção de crédito.
Em seguida, o programa promoveu a negociação direta com bancos e instituições financeiras. Com essa etapa, foi possível obter descontos significativos e superiores a 90% nos pagamentos das dívidas.
Por fim, o Desenrola Brasil abriu a negociação com empresas em geral, incluindo concessionárias que fornecem água, luz, gás e internet, por exemplo. Nessa etapa, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os descontos oferecidos pelas empresas chegaram a uma média de 96% do total devido, beneficiando a população de forma significativa.
Confira os números finais do Desenrola Brasil:
- Segundo o Governo Federal, o programa auxiliou na negociação de dívidas de cerca de 15 milhões de brasileiros;
- Juntos, os cidadão puderam negociar mais de R$ 53 bilhões em dívidas;
- O programa teve início em julho de 2023 e foi encerrado neste ano;
- A iniciativa conseguiu reduzir de forma significativa a inadimplência entre a população com menor renda;
- Para tal, foram oferecidas maiores vantagens e um maior prazo de negociação para os cidadãos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal;
- Agora, a expectativa é de que esse público possa ter o acesso ao crédito facilitado;
- A medida deverá ajudar a incentivar a economia brasileira, aumentando o poder de compra da população de baixa renda nos próximos anos.
Confira outras oportunidades disponíveis para os brasileiros endividados neste link.