Desenrola Brasil: entenda o impacto do programa de renegociação de dívidas na economia brasileira

Lançado em 2023 para facilitar a negociação de dívidas dos cidadãos brasileiros, o programa do Desenrola Brasil foi responsável por promover a retirada de milhões de brasileiros das dívidas. Por meio da iniciativa, que teve uma duração de 10 meses, o Governo Federal conseguiu auxiliar milhões de brasileiros.

Desenrola Brasil: entenda o impacto do programa de renegociação de dívidas na economia brasileira. (Imagem: FDR)

Divulgado recentemente, o balanço do programa traz os números acumulados pela iniciativa. Durante a primeira etapa, o Desenrola Brasil promoveu a retirada de devedores de até R$ 100 das listas de proteção de crédito.

Em seguida, o programa promoveu a negociação direta com bancos e instituições financeiras. Com essa etapa, foi possível obter descontos significativos e superiores a 90% nos pagamentos das dívidas.

Por fim, o Desenrola Brasil abriu a negociação com empresas em geral, incluindo concessionárias que fornecem água, luz, gás e internet, por exemplo. Nessa etapa, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os descontos oferecidos pelas empresas chegaram a uma média de 96% do total devido, beneficiando a população de forma significativa.

Confira os números finais do Desenrola Brasil:

  • Segundo o Governo Federal, o programa auxiliou na negociação de dívidas de cerca de 15 milhões de brasileiros;
  • Juntos, os cidadão puderam negociar mais de R$ 53 bilhões em dívidas;
  • O programa teve início em julho de 2023 e foi encerrado neste ano;
  • A iniciativa conseguiu reduzir de forma significativa a inadimplência entre a população com menor renda;
  • Para tal, foram oferecidas maiores vantagens e um maior prazo de negociação para os cidadãos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal;
  • Agora, a expectativa é de que esse público possa ter o acesso ao crédito facilitado;
  • A medida deverá ajudar a incentivar a economia brasileira, aumentando o poder de compra da população de baixa renda nos próximos anos.

Confira outras oportunidades disponíveis para os brasileiros endividados neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.