O prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda 2024 está próximo do fim, se encerra no dia 31 de maio. Apesar disso, muitos contribuintes já enviaram suas declarações à Receita Federal, que já começou a disponibilizar a consulta ao primeiro lote de restituição.
A restituição do Imposto de Renda é paga para pessoas que tiveram valores retidos ou que pagaram impostos a mais no ano anterior. Em outras palavras, é um reembolso concedido aos contribuintes quando o valor do imposto pago excede o valor conforme os cálculos da Receita Federal.
Assim, a Receita Federal já está totalizando o valor de R$ 9,5 bilhões a serem devolvidos a mais de cinco milhões de declarantes.
Vale lembrar que se você já enviou a declaração de Imposto de Renda, tem direito à restituição e não foi incluído neste primeiro lote, sua declaração pode estar em análise ou apresentar alguma pendência. Entenda melhor ao longo da matéria.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Imposto de Renda, confira.
Como verificar o status da Declaração de Imposto de Renda 2024?
- Acesse o Portal de Serviços do Contribuinte da Receita Federal.
- Clique em “Meu Imposto de Renda”.
- Entre com sua conta gov.br.
- Ao abrir a página, o status da sua declaração aparecerá ao lado de “IRPF 2024”.
Após essa fase a sua declaração pode aparecer de duas formas:
- Em processamento: este é o primeiro estágio de análise e indica que a declaração foi entregue e recebida, mas que ainda não foi completamente analisada pela Receita Federal;
- Processada: momento em que a declaração foi recebida e já foi analisada pela Receita;
- Em fila de restituição: o documento já foi analisado pela Receita Federal e o contribuinte tem direito à restituição, mas o valor ainda não foi disponibilizado na conta bancária.
Outros status
- Com pendências: significa que o contribuinte tem pendências em relação às informações declaradas. Se aparecer para você, é necessário acessar a página da Receita para entender melhor a situação;
- Em análise: a declaração foi recebida e está na base de dados da Receita, mas alguns documentos estão em solicitação e são aguardados;
- Retificada: a declaração anterior foi substituída por esta nova declaração;
- Cancelada: neste caso é necessário enviar uma nova declaração;
- Tratamento manual: a declaração está em análise.