Uma das formas de conquistar uma renda passiva, ou seja, aquela renda que cai todo mês sem precisar trabalhar é fazer investimentos em ações em empresas que sejam consolidadas e que pagam bons dividendos. Porém, selecionar esses títulos não é fácil e exige preparação do investidor.
Existem dois caminhos para ganhar dinheiro investindo em ações, uma é investir em compras de ações e revender quando estiverem cotadas em alta e o segundo caminho é através dos dividendos, onde o trader não fica preocupado com as quedas e variações durante o pregão.
Como começar a investir em ações?
Entenda o funcionamento do mercado de ações, como os preços das ações são determinados e os diferentes tipos de ordens de compra e venda. Familiarize-se com os conceitos básicos de análise fundamental (avaliação de empresas com base em seus fundamentos financeiros) e análise técnica (avaliação com base em padrões de preços e volumes).
Plataformas de investimentos como a metratrader 4, ajudam a determinar seus objetivos financeiros e o horizonte de investimento. Isso ajudará a orientar suas decisões de investimento e também a avaliar sua tolerância ao risco para determinar que tipo de ações (por exemplo, de empresas estáveis ou de crescimento rápido) são adequadas para você.
Escolha uma corretora de confiança que ofereça uma plataforma de negociação adequada às suas necessidades. Abra uma conta de negociação de ações e financie-a para começar a comprar ações.
Pesquise empresas em que você esteja interessado. Analise seus fundamentos financeiros, desempenho passado, setor em que atuam e perspectivas futuras. Utilize ferramentas de análise, relatórios de pesquisa e informações disponíveis na plataforma da corretora para tomar decisões informadas.
Não coloque todo o seu dinheiro em apenas uma ou algumas ações. Diversificar sua carteira pode ajudar a reduzir o risco, considere a diversificação por setores, tamanhos de empresa e geografias.
Estratégias para começar a investir no mercado de ações
Foque nos investimentos com prazo prolongado – as empresas pagam dividendos uma ou duas vezes por ano, sendo rara as empresas que pagam dividendos mensalmente. Portanto, os investidores devem ser pacientes. Ter uma diversificação dos dividendos de maneira robusta e com retornos exponenciais leva bastante tempo para se construir.
Reinvestir os dividendos – usar dividendos para adquirir mais ações que pagam mais dividendos. O reinvestimento é responsável por 50% dos resultados de longo prazo.
Controle seus investimentos – é aconselhável que traders que desejam começar a investir em ações, a comprar ações propriamente dita em vez de investir em fundos. Porém, para isso acontecer, é necessário saber o que está fazendo, dessa forma, leia e estude muito.
Proteja-se do crescimento elevado dos preços de produtos e serviços – é necessário manter-se protegido da inflação já que o objetivo é ter uma a independência financeira por muitos anos. Aqui podemos utilizar como estratégia a busca por empresas onde seus dividendos aumentem com o passar do tempo ou uma outra alternativa, não consumir os dividendos recebidos e reinvesti-lo, mesmo no período de rendimento inerte.
Dois índices estão presentes no momento de auxiliar na escolha da melhor ação a ser comprada. O payout, que tem relação entre a rentabilidade e os lucros pagos. Dessa forma, o percentual dos emolumentos foi pago como lucros. Um payuot elevado são pagos por empresas que geram bons lucros.
O dividend yield é o outro índice, esse é o valor total dos dividendos que foram pagos no período de 12 meses anteriores, e é dividido pelo valor atual das ações. Portanto, o cenário pode sofrer alterações de acordo com a flutuação do mercado.
Os traders que apresentam um perfil de rendimento passivo devem encarar as descidas de preços como positivas, uma vez que podem comprar mais ações por menos. Quando o mercado de ações está em baixa, existem grandes oportunidades para comprar ações de primeira linha que pagam dividendos, essa é uma estratégia que se tornam mais previsíveis.
Com o PIB estagnado e as taxas de juro mantendo-se elevadas, os investidores devem dar prioridade aos setores mais maduros economicamente ao formar carteiras de dividendos. Os setores estruturais estão sempre em tendência ascendente devido aos baixos riscos e aos excelentes retornos.
Acompanhe o desempenho de suas ações regularmente. Esteja preparado para fazer ajustes na sua carteira conforme necessário, com base em mudanças nas condições do mercado ou nos fundamentos das empresas. Esteja sempre atualizado sobre as notícias do mercado, eventos econômicos e tendências setoriais que possam afetar suas ações e continue aprendendo sobre investimentos em ações e refine sua estratégia ao longo do tempo.