Últimos dias para usar a declaração pré-preenchida e não cair na malha fina

Contribuintes têm pouco mais de uma semana para usarem a declaração pré-preenchida na entrega do Imposto de Renda. Modelo pode facilitar o envio das informações, pois, recupera dados já enviados antes. Veja como usar e não ser prejudicado.

Últimos dias para usar a declaração pré-preenchida e não cair na malha fina (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Receita Federal alerta para o encerramento do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2024. Os contribuintes têm a opção de usar a declaração pré-preenchida ou o modelo em que eles mesmo inserem todos os dados. Em ambos os casos é necessário ficar atento para evitar erros que podem fazê-la cair na malha fina.

Esse sistema chamado de malha fina é quando a Receita identifica alguma inconsistência na declaração. Os problemas podem ser relacionados aos valores incorretos informados ou até omissão de informações.

Até o fechamento dessa matéria 40,2% dos contribuintes haviam escolhido a declaração pré-preenchida.

Declaração pré-preenchida

Como evitar a malha fina no Imposto de Renda 2024

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a malha fina foi reforçada nesse ano, entenda melhor.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile