Começa a ser transferido nesta sexta-feira (24) o pagamento de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Especialmente neste mês há segurados que receberão o benefício em dobro, trata-se de uma ação emergencial para movimentar a economia.
O calendário de pagamentos do INSS para maio tem início nesta sexta-feira (24) e dura até 7 de junho. No entanto, os moradores de cidades onde foi decretrada situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, poderão receber já no dia 24 independente do número do seu benefício.
Quem vai receber o pagamento do INSS em dobro?
Os moradores do Rio Grande do Sul, endereçados nas cidades em que foi decretada situação de calamidade pública, poderão receber o pagamento do INSS em dobro. Funciona assim:
- O segurado do INSS avisa ao banco em que recebe seu benefício que deseja antecipar o salário de junho;
- Junto com o pagamento de maio o Instituto libera o benefício do próximo mês;
- Logo, o segurado terá acesso ao valor em dobro nesta sexta-feira (24).
Vale lembrar que a antecipação é voluntária, ou seja, apenas quem desejar receber o benefício de junho antes da data é que será beneficiado. Além disso, o banco precisava ter sido avisado para que o adiantamento acontecesse.
Liberação do 13º salário do INSS
Além do benefício comum, também neste mês está sendo paga a segunda parcela do 13º salário do INSS. Desta vez os segurados receberão o valor restante de 50%, mas com redução do Imposto de Renda caso sejam contribuintes.
- 2ª parcela: 50% do valor do 13º salário para quem não tem desconto; ou
- 2ª parcela: valor restante do 13º salário com desconto do Imposto de Renda e de pensão alimentícia.
Para consultar o quanto vai cair na sua conta use o Meu INSS, eu ensino como fazer nesta matéria.