INSS aprova renda FIXA para brasileiro com TDAH; saiba como solicitar

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Em Minas Gerais, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi condenado a pagar o BPC (Benefício de Prestação Continuada) para uma criança com o transtorno.

BPC LOAS DO INSS É APROVADO PARA PESSOAS COM TDAH: VEJA COMO SOLICITAR O BENEFÍCIO EM 2024

O BPC é um benefício pago para idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência que vivem em situação de vulnerabilidade econômica. Ao total, são 4,7 milhões de brasileiros atendidos pelo programa e a quantia pode custar até R$ 1.412. Para receber o pagamento é preciso que o cidadão tenha uma baixa renda e esteja devidamente cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Porém, a decisão não é para todos os portadores do transtorno. O INSS deverá conceder o benefício a uma criança de 9 anos que sofre com os sintomas do TDAH e do transtorno desafiador de oposição. Anteriormente,  o Instituto havia negado o pedido.

Portadores de TDAH podem receber o BPC do INSS?

Como solicitar o BPC?

Para solicitar o benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. O BPC pode ser solicitado em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou pelo meu INSS. Confira o passo a passo:

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica como aumentar o valor do benefício.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile