Nova parcela do 13º salário do INSS tem grupo de idosos EXCLUÍDO do pagamento

A nova parcela do 13º salário para segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a ser paga em 24 de maio. Neste mês os valores depositados não serão equivalente a parcela de abril para algumas pessoas. Há ainda aqueles que foram excluídos do pagamento.

inss
Nova parcela do 13º salário do INSS tem grupo de idosos EXCLUÍDO do pagamento
(Foto: FDR)

O pagamento do 13º salário do INSS será depositado nos meses de agosto e novembro, caso seguissem a lei original. No entanto, houve mais uma vez a antecipação do benefício. Diferente do ano passado em que as parcelas foram pagas em maio e junho, o governo adiantou ainda mais.

Desta vez os valores foram creditados em abril e maio. De acordo com o Ministério da Previdência Social são 33 milhões de pessoas contempladas neste ano, são aposentados, pensionistas e aqueles que receberam benefício previdenciário em 2024. 

Alguns auxílios temporários dão direito ao 13º salário do INSS, como o auxílio-doença, auxílio-reclusão e o salário maternidade. Nestes casos os valores são calculados de forma proporcional ao tempo recebido, e no benefício da maternidade o pagamento é feito junto com a última parcela.

Em contra partida há aqueles que não podem sacar o 13º salário pelo INSS porque não atendem as regras. Para eles o salário de maio não muda e eles continuam recebendo o benefício comum. 

Quem não tem direito de receber o 13º salário do INSS?

Se não tiver recebido a primeira parcela do 13º salário do INSS em abril, então o cidadão não vai ser contemplado com o benefício em maio. Nesta parcela há desconto do Imposto de Renda para os contribuintes, e também pode ser descontada a pensão alimentícia. 

Embora recebam um valor menor aqueles que têm direito a parcela são beneficiados porque aumentam em no máximo 50% o valor do seu rendimento. Não possuem a mesma vantagem quem:

Por que quem recebe o BPC não tem direito ao 13º salário?

O 13º salário do INSS não é pago para quem recebe o BPC porque este não é um pagamento previdenciário, mas sim assistencial. Quer dizer, para recebê-lo o idoso ou pessoa com deficiência não precisou fazer nenhuma contribuição ao INSS

Por se tratar de um auxílio exclusivamente assistencial, voltado a atender pessoas em situação de pobreza, não há a liberação de benefícios como o 13º salário ou a pensão por morte. 

Em contra partida, o recebedor do BPC tem direito de pedir empréstimo consignado. Eles podem comprometer até 35% do seu salário de R$ 1.412 para pagar o crédito, as taxas de juros acompanham a cobrada para os aposentados e pensionistas. 

Consultar pagamento do INSS em maio

Para verificar quanto o INSS vai liberar no pagamento de maio, os interessados podem fazer a consulta online. Neste processo é possível verificar o valor que será transferido neste mês, a data e se haverão descontos. 

Calendário de pagamentos do INSS em maio

Os pagamentos do INSS para maio começam a partir desta sexta-feira (24). A ordem segue o último número do benefício. Eu explico as novidades para os depósitos deste mês nesta matéria.

Até 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 24/05
2 27/05
3 28/05
4 29/05
5 31/05
6 03/06
7 04/06
8 05/06
9 06/06
0 07/06
Acima de 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 e 6 03/06
2 e 7 04/06
3 e 8 05/06
4 e 9 06/06
5 e 0 07/06
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile