O saque rápido do FGTS está liberado para trabalhadores de 59 cidades do Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade. Esse benefício visa ajudar a população do RS a enfrentar dificuldades financeiras decorrentes de eventos extraordinários.
Os trabalhadores dessas cidades podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço de forma simplificada e ágil. O saque rápido do FGTS foi liberado pela Caixa nesta quinta-feira para mais 17 municípios do RS, atingidos pelas enchentes.
Com essa medida, o número de cidades gaúchas aptas a fazer a solicitação do saque calamidade pelo aplicativo FGTS aumentou. Essa ação visa oferecer suporte financeiro aos afetados pelas enchentes, facilitando o acesso aos recursos do FGTS de maneira ágil e simplificada.
Para liberar o saque rápido do FGTS, as prefeituras devem apresentar à Caixa Econômica Federal (CEF) a documentação necessária, detalhando as regiões atingidas pelas enchentes.
Uma vez que o FGTS calamidade seja autorizado, os trabalhadores não precisarão se deslocar até uma agência para acessar os fundos. Em vez disso, podem realizar o saque diretamente pelo aplicativo FGTS em seus smartphones.
Para efetuar o saque rápido do FGTS, o trabalhador precisa ter saldo na conta vinculada ao fundo. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta, limitado ao saldo disponível. As regras completas estão disponíveis para consulta. Essa medida busca oferecer uma opção de acesso rápido a recursos financeiros para os trabalhadores.
Abaixo você tem a chance de compreender melhor o funcionamento do saque rápido do FGTS por calamidade. Enquanto isso, clicando neste link, eu te apresento as principais ações colocadas em prática pelo Governo Federal em prol das vítimas do RG. Confira!
Quem tem direito ao saque rápido do FGTS?
A liberação do saque calamidade pelo FGTS para as vítimas das enchentes e outros desastres naturais se assemelha à iniciativa do governo junto à Caixa em 2020, que liberou o saque integral a caráter emergencial em virtude da pandemia da Covid-19. Conforme previsto por lei, o saque calamidade pode ser liberado na hipótese de desastres naturais, como:
-
Vendavais ou tempestades;
-
Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
-
Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
-
Tornados e trombas d’água;
-
Precipitações de granizos;
-
Enchentes ou inundações graduais;
-
Enxurradas ou inundações bruscas;
-
Alagamentos;
-
Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
-
Rompimento ou colapso de barragens.
Qual é o valor do saque rápido do FGTS?
Essa modalidade de saque do FGTS requer que o trabalhador não tem efetuado o resgate do saldo em conta pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. Desta forma, serão autorizados a acessar valores que podem chegar a R$ 6,2 mil.
Enquanto isso, o FGTS é destinado a trabalhadores rurais, inclusive safreiros; contratados em regime temporário ou intermitente; avulso; diretor não empregado; empregado doméstico ou atleta profissional. Mas para isso, qualquer um deles deve se enquadrar nos seguintes requisitos:
-
Ser dispensado sem justa causa;
-
Dar entrada na residência própria;
-
Aposentadoria;
-
Doença grave.
Consulta ao saque rápido do FGTS
Consulta do saldo pelo CPF no aplicativo do FGTS
Caso você não tenha um cadastro na plataforma da Caixa, veja as instruções a seguir. Se já possui uma senha digital, pode pular essa etapa:
-
Baixe o app FGTS (Android | iOS);
-
Pressione “Entrar no aplicativo;
-
Toque em “Cadastre-se”;
-
Insira CPF, nome completo e celular;
-
Preencha com informações de data de nascimento e endereço;
-
Defina uma senha numérica.
Com cadastro na plataforma da caixa, siga estes passos:
-
Insira o CPF;
-
Digite a senha numérica;
-
Acesse a interface do aplicativo;
-
Confira o saldo na tela principal;
-
Toque em “Saldo total” para ver a soma completa de todos os contratos.
Como receber SMS sobre o FGTS
O trabalhador tem a oportunidade de acompanhar o extrato do FGTS por meio de SMS enviado diretamente pela Caixa Econômica. O cadastro pode ser feito gratuitamente pelo aplicativo do benefício.
Desta forma, serão enviadas informações mensais a respeito dos depósitos efetuados pelo empregador e semestrais quando o saldo foi atualizado. O cidadão também será comunicado quando o saldo estiver disponível para saque. Para isso, ative a função no app:
-
Acesse a tela “Mais”;
-
Toque em “SMS”;
-
Confirme o número de celular e aceite o termo de adesão.
Quem pode consultar o saldo do FGTS?
Podem acessar o extrato do FGTS todos os trabalhadores com direito ao benefício, como os rurais, inclusive safreiros; contratados em regime temporário ou intermitente; avulso; diretor não empregado; empregado doméstico ou atleta profissional. Mas para isso, qualquer um deles deve se enquadrar nos seguintes requisitos:
-
Ser dispensado sem justa causa;
-
Dar entrada na residência própria;
-
Aposentadoria;
-
Doença grave.
Embora a demissão sem justa causa seja o modelo mais conhecido, existem alguns meios específicos de saque do FGTS sem que o trabalhador seja demitido. Ou seja, o benefício pode ser obtido enquanto exerce o cargo profissional.