Idoso 60+ não obrigado a declarar o Imposto de Renda pode receber restituição; saiba como

Ao atingir os 60 anos de idade, os idosos brasileiros passam a garantir uma série de benefícios. Entre eles, a possibilidade de isenção do pagamento do Imposto de Renda. O benefício possibilita ainda a liberação da restituição sem complicações, garantindo um valor extra na conta dos idosos. 

Idoso 60+ não obrigado a declarar o Imposto de Renda pode receber restituição; saiba como. (Imagem: FDR)

Atualmente, a legislação brasileira determina que o idoso que recebeu mais de R$ 40 mil de receitas isentas e não tributáveis no ano de 2023 preste contas com a Receita Federal. Neste ano, o prazo para envio da declaração foi iniciado no dia 15 de março e será finalizado no dia 31 de maio. 

No entanto, em algumas situações, o aposentado que não tem obrigação de enviar a declaração pode ser beneficiado caso envie o documento. Isso porque a prestação de contas com a Receita Federal pode levar ao recebimento da restituição do Imposto de Renda. Mas, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, essa liberação só é realizada para quem efetuou o envio da declaração. 

Saiba como funciona a restituição do Imposto de Renda:

Confira outras informações sobre benefícios disponíveis para idosos neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile