Prestes a ser iniciado, o período de liberação da restituição do Imposto de Renda é aguardado por milhares de contribuintes de todo o país. Durante a etapa, a Receita Federal realiza a liberação dos recursos adicionais que foram pagos pelos cidadãos sem necessidade.
Recentemente, o Governo Federal anunciou a inclusão de um novo grupo entre a lista de contribuintes que terão prioridade no pagamento da restituição. Se trata dos cidadãos brasileiros que moram no estado do Rio Grande do Sul e foram afetados pelas fortes enchentes que atingiram o estado no início deste mês.
Para eles, a liberação da restituição deverá ser realizada já no primeiro lote. O pagamento será efetuado no dia 31 de maio, mesma data de encerramento do envio da declaração anual do Imposto de Renda.
De acordo com a Receita Federal, serão liberados cerca de R$ 1,1 bilhão para contribuintes do estado. Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, os recursos serão depositados nas contas bancárias informadas no momento da prestação de contas com o Fisco.
A mudança colocou idosos em alerta já que, eles costumam estar no topo da lista de prioridades para a restituição. Com a alteração, a fila foi modificada e passa a ter um novo grupo em sua composição.
Confira a ordem de prioridades para a restituição do Imposto de Renda:
- Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idosos com idade entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de moléstia grave;
- Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
- Contribuintes do Rio Grande do Sul;
- Contribuintes que utilizaram o modelo pré-preenchido e/ou escolheram receber a restituição via Pix;
- Demais contribuintes.
Veja o calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda:
- 1° lote – pagamento no dia 31 de maio;
- 2° lote – pagamento no dia 28 de junho;
- 3° lote – pagamento no dia 31 de julho;
- 4° lote – pagamento no dia 30 de agosto;
- 5° lote – pagamento no dia 30 de setembro.
Confira outras informações sobre o Imposto de Renda 2024 neste link.