Disponível para os brasileiros de baixa renda, o programa do Bolsa Família libera mensalmente um pagamento mínimo de R$ 600 para os seus beneficiários. No total, cerca de 20 milhões de brasileiros são atendidos pela iniciativa que foi relançada em 2023.
Tradicionalmente os recursos são liberados por meio da conta da poupança social do Caixa Tem. Nesta matéria, a especialista do FDR, Lila Cunha, apresenta a melhor forma para realizar o desbloqueio da conta digital.
Além do pagamento digital, as famílias também podem realizar a retirada dos recursos em agências da Caixa Econômica Federal. Neste final de semana, agências do banco estarão abertas no Rio Grande do Sul, das 10h às 15h, para facilitar a retirada dos recursos.
A medida acontece como forma de auxílio aos moradores da região que perderam tudo durante as enchentes. Nas agências, será possível realizar a retirada sem documento de identificação. Para tal, o cidadão deverá apresentar um documento que comprova sua situação de vulnerabilidade e que está sendo emitido nas unidades do CRAS.
Além disso, o pagamento no estado foi antecipado pelo Governo Federal e já está disponível para os beneficiários. Dessa forma, eles já podem receber os recursos sem precisar esperar pelo calendário oficial de pagamentos.
Já para as outras regiões do país, o pagamento está sendo liberado de acordo com a ordem do Número de Identificação Social que é recebido no momento da inscrição no CadÚnico.
Confira o calendário oficial de pagamentos do Bolsa Família em maio:
- NIS com final 1: pagamento no dia 17 de maio;
- NIS com final 2: pagamento no dia 20 de maio;
- NIS com final 3: pagamento no dia 21 de maio;
- NIS com final 4: pagamento no dia 22 de maio;
- NIS com final 5: pagamento no dia 23 de maio;
- NIS com final 6: pagamento no dia 24 de maio;
- NIS com final 7: pagamento no dia 27 de maio;
- NIS com final 8: pagamento no dia 28 de maio;
- NIS com final 9: pagamento no dia 29 de maio;
- NIS com final 0: pagamento no dia 31 de maio.
Saiba mais informações sobre o programa do Bolsa Família neste link.