A restituição do Imposto sobre a Renda ou Imposto sobre o Rendimento de Pessoa Física começará a ser liberado em menos de um mês. O primeiro lote da restituição ganhou um novo grupo prioritário. Saiba mais.
O IPRF é um tributo que existe em diversos países ao redor do mundo. O contribuinte é obrigado a pagar uma certa porcentagem de sua renda ao governo. Com a declaração, o brasileiro informa ao Governo Federal seus rendimentos no ano anterior. Em 2024, o ano base da declaração é 2022. Ou seja, estão inclusos: salário, verbas rescisórias, programas trabalhistas, venda de bens, resgate e investimento, entre outros.
Com a tragédia climática e ambiental no Rio Grande do Sul, a Receita Federal incluiu os gaúchos que optaram pela declaração pré-preenchida ou escolheram receber a restituição via PIX no grupo prioritário para o 1º lote. Porém, essa não é a única novidade do Imposto de Renda. Segundo a especialista Laura Alvarenga, o segundo lote terá uma correção de 1%. A correção é baseada na taxa básica de juros da economia, a Selic. Confira.
Novo grupo prioritário da restituição do Imposto de Renda
O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda recebeu um novo grupo prioritário da Receita Federal. Confira:
-
Idosos com 80 anos ou mais;
-
Idosos com 60 anos ou mais, e pessoa com deficiência e/ou doença grave;
-
Contribuintes que recebem fonte de renda como magistério
-
Moradores do Rio Grande do Sul;
-
Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix.
O calendário de pagamentos já está disponível.
Medidas do Governo Federal sobre o Imposto de Renda
O Governo Federal anunciou a suspensão de alguns impostos. É importante lembrar que a prorrogação dos prazos é apenas para os moradores do Rio Grande do Sul, que estão sofrendo com enchentes e forte chuva desde o final de abril.
-
A declaração do Imposto de Renda será prorrogada até o dia 31 de agosto;
-
O pagamento da primeira parcela do IRPF foi adiada até 30 de agosto e a segunda até 30 de setembro.